Sorvete engorda? Nutricionista esclarece 3 mitos sobre essa sobremesa tão amada

Refrescante, saboroso e queridinho dos brasileiros, o sorvete é presença garantida em dias quentes e momentos de lazer. Com uma variedade imensa de sabores e estilos, ele agrada a todos os gostos. O Brasil, inclusive, ocupa a 10ª posição entre os maiores produtores mundiais da iguaria, com a região Sudeste liderando o consumo nacional, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Apesar de sua popularidade, o sorvete ainda é cercado por mitos — muitos deles afastando pessoas que desejam manter uma alimentação mais equilibrada. A nutricionista Fernanda Lopes, do Emagrecentro, esclarece três das dúvidas mais comuns:

1. Sorvete engorda?
Sim e não. O tradicional contém açúcar, gordura e leite integral, o que pode elevar o valor calórico. Mas versões mais leves no mercado: com menos gordura, adoçantes naturais, leites vegetais e até proteína extra. Ou seja, com escolhas conscientes, é possível incluir o sorvete até em dietas mais restritas, sem culpa.

2. Sorvete provoca resfriado?
Não. Gripe é causada por vírus, e não pelo consumo de alimentos gelados. O que pode acontecer é o alívio temporário de sintomas, como dor de garganta, por conta da temperatura fria do alimento. Mas comer sorvete não causa resfriado.

3. Diabéticos não podem consumir?
Podem sim, desde que escolham as versões adequadas. Hoje existem sorvetes feitos com adoçantes como a stevia, que têm baixo índice glicêmico e não provocam picos de glicose no sangue. A dica é sempre conferir os rótulos e conversar com um profissional da saúde para orientações personalizadas.

O sorvete pode, sim, fazer parte de uma alimentação equilibrada — basta fazer boas escolhas e consumir com moderação.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress