Motivo da ausência é que o prêmio não será dado ao brasileiro; veja critérios de votação definidos pela France Football
Considerado favorito ao prêmio de Bola de Ouro 2024, o atacante brasileiro Vinícius Júnior não estará presente na cerimônia de premiação em Paris nesta segunda-feira. O motivo, segunda informações da rádio francesa RMC e do jornal espanhol Marca, confirmados pelo ge, é que o jogador foi informado de que não será o vencedor do troféu. O prêmio deve ir para o volante espanhol Rodri, do Manchester City, que conquistou a última Eurocopa pela seleção da Espanha.
Além de Vinícius, nenhum membro do Real Madrid, incluindo jogadores, comissão técnica ou dirigentes, participará da cerimônia no Théâtre du Châtelet, como anteriormente esperado. A premiação da revista France Football é baseada no desempenho dos atletas na temporada 2023/24, e Vinícius foi apontado como um dos favoritos após ser decisivo para o Real Madrid nas conquistas da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões. Entre seus principais concorrentes, além de Rodri, está Jude Bellingham, também do Real Madrid.
Vinícius é o único brasileiro indicado ao prêmio deste ano. Na temporada passada, ele se destacou como um dos finalistas, terminando em oitavo e sexto lugar nas edições de 2021/22 e 2022/23, respectivamente. Desde 2007, quando Kaká venceu, nenhum jogador brasileiro conquistou a Bola de Ouro.
Rodri, principal candidato ao título deste ano, teve uma temporada marcante, disputando 50 jogos pelo Manchester City, com nove gols e 13 assistências – números que fizeram de 2023/24 a sua melhor temporada em termos de contribuição para gols. Ele foi peça-chave para o City conquistar seu quarto título consecutivo na Premier League. Rodri inclusive expressou, em entrevistas recentes, seu desejo de ver um espanhol ganhar o troféu neste ano.
Critérios de Votação
Os prêmios de melhor jogador e jogadora da temporada são decididos por um júri de jornalistas especializados dos 100 países com melhor posição no ranking da FIFA (para o futebol feminino, o júri inclui 50 países). Cada jurado recebe uma lista com 30 jogadores, elaborada pela redação do L’Équipe e embaixadores da UEFA, como Luís Figo no troféu masculino e Nadine Kessler no feminino.
Os jurados escolhem 10 dos 30 jogadores, classificando-os de acordo com o desempenho na temporada. O primeiro colocado recebe 15 pontos, seguidos por 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto, respectivamente. O jogador com maior pontuação no total de votos do júri leva a Bola de Ouro. Em caso de empate, vence quem recebeu mais votos na primeira posição.
A organização destacou três critérios principais de votação: “Desempenhos individuais, caráter decisivo e impacto impressionante”, “Desempenhos e conquistas da equipe” e “Classe e jogo limpo” – todos essenciais para definir o vencedor do prêmio mais prestigiado do futebol.