Nesta sexta-feira (28), a Justiça da Espanha absolveu o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro.
Em decisão unânime, o Tribunal Superior da Catalunha anulou a sentença que havia determinado 4 anos e 6 meses de prisão para Alves, acusado de violentar uma jovem em uma boate em Barcelona.
Com isso, o ex-jogador, que estava preso desde janeiro de 2023 e já havia passado mais de um ano detido, foi totalmente libertado. Ele pagou 1 milhão de euros para obter liberdade provisória, mas, com a nova decisão, não enfrenta mais nenhuma acusação na Justiça espanhola. Antes da anulação da sentença, ainda restavam mais de dois anos de pena a serem cumpridos.
Até o momento da última atualização, os advogados da vítima não haviam se pronunciado sobre a decisão judicial.
Daniel Alves já estava em liberdade provisória desde o ano passado, quando a Justiça aceitou um recurso de sua defesa. Paralelamente, a Promotoria de Barcelona pedia o aumento da pena, mas os juízes analisavam outra apelação.
Segundo a decisão do tribunal, a condenação foi anulada devido à “falta de confiabilidade no depoimento da vítima”. O documento judicial afirma que partes do relato da acusação não eram verificáveis, contrastando com evidências registradas em vídeo, o que levou os juízes a considerarem que a versão apresentada “não correspondia à realidade”.