O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes. O ranking é baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, e no Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para definir o conceito de “mortes violentas”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nos últimos anos, a cidade tem reforçado o policiamento nas ruas através do programa “Bairro mais seguro”, parceria entre as forças de segurança, como a PM e a Polícia Civil e o investimento contínuo na Guarda Civil Municipal com novos armamentos, viaturas, novos guardas e treinamentos.
Segundo o gestor de Governo e Administração, dr. Ricardo Rodrigues, o plano “Muralha Virtual”, que irá monitorar através de câmeras de segurança com tecnologia de ponta todos os bairros da cidade já está em processo de licitação. “O projeto trará ainda mais segurança para nossa população e auxiliará no trabalho dos nossos agentes de segurança”, explica.
Confira o Top 10 de cidade mais seguras
- Valinhos – SP (0,9 assassinatos/100 mil habitantes)
- Botucatu – SP (1,4 assassinatos/100 mil habitantes)
- Tatuí – SP (1,6 assassinatos/100 mil habitantes)
- Sertãozinho – SP (2,4 assassinatos/100 mil habitantes)
- Jaraguá do Sul – SC (2,8 assassinatos/100 mil habitantes)
- Várzea Paulista – SP (3,4 assassinatos/100 mil habitantes)
- Indaiatuba – SP (3,4 assassinatos/100 mil habitantes)
- Votorantim – SP (3,5 assassinatos/100 mil habitantes)
- Araxá – MG (3,6 assassinatos/100 mil habitantes)
- Santana de Parnaíba – SP (3,9 assassinatos/100 mil habitantes)
A versão completa do Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil pode ser conferido na integra, através deste link: https://myside.com.br/guia-imoveis/cidades-mais-seguras-brasil