Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão o pagamento do 13º salário de forma antecipada em 2025. A confirmação veio através de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a um pedido do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A medida visa injetar recursos na economia e auxiliar os beneficiários.
O pagamento da primeira parcela do abono anual será efetuado juntamente com o benefício mensal de abril, seguindo o calendário de pagamentos do INSS, que varia de acordo com o número final do cartão de benefício. Para quem recebe até um salário mínimo, os pagamentos da primeira parcela ocorrerão entre 24 de abril e 8 de maio. Já para os beneficiários com renda superior a um salário mínimo, a primeira parcela será creditada entre 2 e 8 de maio.
A segunda parcela do 13º salário será paga juntamente com o benefício de maio, seguindo o mesmo critério de escalonamento por final de benefício. Os pagamentos da segunda parcela para quem ganha até um salário mínimo serão realizados entre 26 de maio e 6 de junho, enquanto para quem recebe acima do mínimo, o crédito ocorrerá entre 2 e 6 de junho.
Têm direito ao 13º salário aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. É importante ressaltar que beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono natalino.
Para verificar o valor e a data exata do seu pagamento, os beneficiários podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS, realizar o login com CPF e senha, e selecionar a opção “Extrato de Pagamento”. A consulta também pode ser feita através da Central 135. O INSS alerta para a inexistência de um “14º salário” e pede que os beneficiários ignorem informações não oficiais sobre o assunto.
A antecipação do 13º salário representa um importante apoio financeiro para mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas em todo o Brasil, permitindo um melhor planejamento financeiro neste período. A medida também tem um impacto positivo na economia, estimulando o consumo e o comércio em diversas regiões do país