Concerto sobre a natureza inspira os estudantes sobre a importância da preservação

A semana dos estudantes da Emeb Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, começou misturando muita música e uma mensagem sobre a importância da preservação da natureza. Com a presença do Quinteto de Metais da Academia Jovens Músicos na quadra da escola, os estudantes começaram esta segunda-feira (07) com um concerto interativo sobre a peça “Carnaval dos Animais”, obra do francês Camille Saint-Saëns, composta por movimentos para diversos tipos de animais.

À procura do canto correspondente ao cuco, as crianças embarcaram numa verdadeira viagem pelo mundo dos instrumentos dos metais – trompete, tuba, trombone e trompa -, passando pelas adivinhações por outros animais da obra, como a galinha, o cisne, a tartaruga, o elefante e o burro, até o desfecho com a adivinhação do tão aguardado pássaro.

Concerto interativo apresentou trechos da obra “Carnaval dos Animais”, de Saint-Saëns

A Milena Nunes, de nove anos, entendeu bem a lição. “O animal mais fácil de descobrir foi mesmo o cuco. E falar de pássaros tem tudo a ver com natureza, pois se os climas no mundo mudarem, um pássaro que faz ninho num lugar, ele passa a ter que ir a outro ponto se as temperaturas subirem ou baixarem”, comentou a estudante do 4º ano.

Já o Raicony Nascimento, do 3º ano, prestou bastante atenção nos instrumentos e na mensagem da apresentação. “Eu aprendi a tocar violão porque meu irmão mais velho também toca. Por isso, gostei de aprender sobre mais estes instrumentos e fiquei atento para perceber as músicas do cuco, do canguru e do burro. Sempre devemos pensar em não poluir as florestas, pois isso impacta a vida dos animais”, detalhou o aluno de oito anos.

Raicony e Milena: interatividade da apresentação despertou a curiosidade sobre o tema

Além do concerto, os estudantes também receberam um encarte do programa para pintura. Os “Concertos pela Natureza” são uma iniciativa da Academia Jovens Músico, com patrocínios vinculados a editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) e da Lei Rouanet, respectivamente, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress