Em um evento que celebra a fé e a história do Brasil, a cruz utilizada na primeira missa celebrada no país, há 525 anos, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (14), dando início a uma peregrinação que percorrerá cinco estados brasileiros. A relíquia, trazida do Museu da Sé de Braga, em Portugal, será escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e visitará cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e o Distrito Federal, em um trajeto que se estenderá até o dia 26 de abril.
A jornada da cruz teve início em Portugal, passando por Fátima, Cascais e Lisboa, antes de ser enviada ao Brasil. Em São Paulo, a relíquia foi recebida com honras, participando de eventos como o programa “Mais Você”, nos estúdios Globo, e uma missa solene na Catedral da Sé, celebrada pelo cardeal dom Odilo Scherer. Uma procissão carregou a cruz pelo centro histórico da cidade, até o Pateo do Collegio.
A peregrinação, organizada pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, celebra os 525 anos da primeira missa no Brasil, realizada em 26 de abril de 1500, em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália (BA), e os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.
A jornada da cruz se encerrará em Santa Cruz Cabrália, no dia 26 de abril, com uma missa pontifical presidida pelo cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. No dia seguinte, a relíquia retornará a Braga, em Portugal.