Com a chegada da Semana Santa e o aumento da procura por pescados nas feiras livres, varejões e pontos do Pesca Econômica no Município, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) reforçou a fiscalização das bancas do segmento. A iniciativa é mais uma das medidas com foco na garantia da qualidade do produto e do serviço oferecidos ao consumidor.
“O reforço da fiscalização neste período faz parte de uma série de ações que temos realizado com os permissionários para aprimoramento dos serviços e de aproximação com a Prefeitura. Entre as ações, promovemos no Paço Municipal na semana passada uma formação às equipes envolvidas sobre boas práticas e manipulação de pescados, legislação e condutas, antecipando a fiscalização ao longo da semana”, comentou o diretor do Departamento de Abastecimento da UGAAT, Ezequiel Melo.
Na banca de pescados da feira livre da Vila Jundiainópolis, os fiscais realizaram diversas ações, como medição da temperatura do local de armazenamento dos produtos, consulta dos preços afixados nas bancas, cobertura do solo da banca, entre outros. Não faltaram opções para os consumidores: cação, camarão, corvina, linguado, pescada branca, pacu, pintado, salmão, tainha e tilápia.
A Valdineia dos Santos, que frequenta semanalmente a feira livre, reforçou as compras e elogiou os produtos. “A parada na banca dos pescados é obrigatória, ainda mais na Semana Santa. Não pode faltar sardinha em casa, por isso, compro sempre, já que o preço é acessível, todo mundo gosta e dá pra fazer o prato da sexta-feira. Por isso prefiro a feira, pois a qualidade é melhor, o produto é sempre fresco”, comentou a moradora da vila Comercial.
Já o aposentado José Vieira da Silva foi à feira livre especialmente para as compras da semana. “Moro no Bonfiglioli, mas estava viajando no fim de semana, por isso perdi a feira mais perto de casa. Por isso vim hoje, para comprar sardinhas, já que não gosto de bacalhau e são uma opção melhor para o orçamento. Não gosto de peixe congelado e o de feira é sempre fresco, de boa qualidade.”
Feiras livres e varejões no feriado
Nesta quinta-feira (17), as feiras livres e varejões diurnos seguirão com horários normais, com exceção dos varejões noturnos do Complexo Argos e Parque do Cerrado, que não serão realizados. Já na sexta (18), sábado (19) e domingo (20), todas as feiras livres e varejões diurnos terão funcionamento normal.
E na segunda-feira (21), a Feira do Produtor no Jardim Samambaia, a única realizada às segundas-feiras, não será realizada.
Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.