A Defesa Civil de Jundiaí e técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizaram nesta semana uma vistoria em áreas de risco do município para o mapeamento e setorização destes locais.
A ação faz parte do processo de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que tem como objetivo principal garantir maior segurança à população por meio da identificação e análise das áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e inundações.
“Com esse trabalho é possível identificar com mais clareza as áreas que poderão sofrer impactos decorrentes de eventos climáticos extremos, o que nos permite planejar intervenções mais seguras e eficazes. Nosso objetivo é sempre proteger a população e mitigar os riscos”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez.
Durante a atividade, foram realizadas visitas de campo em pontos previamente definidos e concentrados em polígonos mapeados pela Defesa Civil.
O trabalho envolveu a coleta de dados sobre o solo, mapeamento aéreo, informações sobre a infraestrutura das áreas e outros fatores geotécnicos.
“Após essa terceira fase dos trabalhos que foram realizados pelo IPT haverá a elaboração da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização, que abrange todas as áreas de expansão do município”, finalizou Gimenez.
A iniciativa vai permitir que Jundiaí desenvolva estratégias mais eficazes de prevenção, reduzindo os riscos de ocorrências e os impactos causados pelas chuvas intensas, especialmente em regiões com histórico de alagamentos, deslizamentos e soterramentos.