O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) um pacote de tarifas retaliatórias contra diversos parceiros comerciais, incluindo o Brasil, em um evento que ele próprio apelidou de “Dia da Libertação”. A medida, segundo Trump, visa “restaurar a justiça” no comércio internacional, que ele considera desfavorável aos Estados Unidos.
Justificativa de Trump:
Impacto das tarifas:
Reações:
Contexto:
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, citou tarifas “astronômicas” cobradas por alguns países sobre produtos americanos, como a tarifa de 250% do Canadá sobre produtos lácteos.
Economistas alertam que a implementação de tarifas recíprocas em todos os países exigiria a criação de milhões de tarifas individuais, o que seria impraticável.
O chanceler Mauro Vieira, à frente do Itamaraty, teve uma ligação com o representante do comércio dos Estados Unidos nesta quarta-feira (2) para tratar as tarifas do governo de Donald Trump.
É importante destacar que a imposição de tarifas como essa, pode gerar um efeito cascata em toda a economia mundial, e que o resultado final dessas medidas, ainda não é totalmente conhecido.